• LocationBelo Horizonte - State of Minas Gerais,  Brazil

Embaixadores de Minas

Transformamos escolas públicas por meio da educação empreendedora!

The problem we aim to solve:

Ferramentar jovens periféricos em vulnerabilidade social como agentes locais de transformação. Transformar escolas públicas sucateadas em centros de inovação comunitária. Nosso trabalho é munir de ferramentas para que cada um se perceba como um solucionador de problemas.

The solution our project offers:

Criamos uma metodologia própria em que os próprios jovens se colocam no centro dos problemas da escola e construímos juntos soluções para estes problemas.

The impact our project had so far:

Realizamos o programa em 8 escolas, atendendo entre 40 a 30 alunos por escola, cerca de 20 projetos criados em escolas.

Acreditamos que o empreendedorismo social é capaz de despertar o potencial de alunos da rede pública e ensino, para que se tornem a transformação que sonham para as suas escolas.

Somos um grupo de jovens inquietos que cansaram de ouvir que “ o problema da educação é assim mesmo” e resolveram testar um jeito novo. O grande problema é que a escola ficou parada no século passado e não faz sentido nenhum para o jovem, ainda menos para o jovem de baixa renda, periférico, não há nenhuma conexão com o mundo real, os estudantes ficam horas sentados passivos, não há participação da comunidade, não há nada que forme um aluno como ser humano.

Viemos das escolas públicas, vivemos todos os problemas que ainda hoje prevalecem dentro de sala de aula, o que propomos é uma experiência profunda de troca de papel do estudante dentro da escola, convidando para o debate, para a ação e para a reflexão sobre o espaço – o conhecimento – e as possibilidades que existem dentro de cada estudante. Criamos uma metodologia em que os jovens são convidados a explorar a escola e conhecer sobre si mesmos para entenderem que eles podem mudar a escola ao mesmo tempo que aprendem sobre como podem mudar a si próprios.

O Embaixadores da Escola é uma jornada em que alunos do ensino fundamental de escolas públicas aprendem a ser a mudança que desejam ver no mundo! Os estudantes passam por uma imersão durante semanas em que deixam de ser enxergar no pólo passivo do problema para figurarem o pólo ativo como agentes transformadores! A proposta é todo mundo colocar a mão na massa para fazer a diferença em suas escolas e comunidades em vez de só reclamar! E tudo isso de uma maneira muito divertida por meio de jogos, brincadeiras, dinâmicas e desafios… Afinal, senão for pra ser muito legal, a gente nem brinca de tentar mudar o mundo.