Reverse

Pouca gente para pra pensar pra onde vai o lixo depois que ele passa da porta de casa. O sistema do dia a dia é feito para que tenhamos a sensação de que ele simplesmente desaparece, como num passe de mágica. Porém, no fundo, todos sabemos que não é bem assim. A forma como descartamos nossos resíduos tem um grande impacto tanto para as pessoas que trabalham e vivem do ‘mercado de resíduos’ quanto para o ecossistema de todo o planeta.

Infelizmente, segundo dados da ABRELPE, mais de 40% do lixo produzido é descartado de maneira incorreta no Brasil. Resíduos com componentes químicos tóxicos são misturados com recicláveis e orgânicos de forma desorganizada e os impactos negativos dessa prática são sentidos cada vez mais diretamente por toda a sociedade, principalmente em relação à contaminação do meio ambiente.

“Nossos pequenos gestos diários com relação aos resíduos são grandes ações para o fomento de uma sociedade sustentável de fato.”

Christian Engelmann

Após uma visita a um aterro sanitário, Christian Engelmann e alguns amigos ficaram muito tocados com a situação das pessoas que são diariamente influenciadas por essas questões. “Vivenciamos a problemática das cooperativas de catadores e entendemos de maneira muito óbvia que se cada um fizer a sua parte quanto à disposição de resíduos, a vida de famílias inteiras estaria sendo melhorada”, diz Christian. A experiência foi forte demais para que eles não fizessem nada a respeito. Pensando em como poderiam auxiliar a sociedade a descartar corretamente seus resíduos e levar informação de qualidade sobre essa questão para mais e mais pessoas, eles criaram a Reverse.

A plataforma online da Reverse

A Reverse é uma plataforma que pretende ser o elo que une pessoas, empresas e cidades em torno da questão dos resíduos. Através de serviços e informações, é possível conhecer os pontos de coleta e reciclagem mais próximos para cada tipo de resíduo, as empresas que atuam no segmento e as informações e legislações governamentais a respeito do assunto. O objetivo é ser um hub sobre o tema no país, orientando todo tipo de dúvida relacionada à questão.

“Nos caiu uma ficha de que era necessário, de imediato, começar a criar conteúdo e ferramentas adequadas para qualquer um se informar a respeito do que é correto fazer para reduzir o impacto da humanidade no planeta.”

Christian Engelmann

Para a Reverse, a urgência nas questões ambientais é clara e a ação passa por uma mudança de mentalidade de diferentes partes da sociedade. Por isso, a plataforma tem o objetivo de se tornar referência nacional no assunto, integrando todos os agentes da cadeia de resíduos e assim lutar por um modo de vida mais sustentável para todo o planeta. “Encontramos no caso dos resíduos o caminho ideal para envolver e impactar de maneira mais efetiva as diversas áreas necessárias para esta mudança de hábitos”.

Related project
REVERSE
REVERSE

Uma plataforma online de gestão compartilhada de resíduos.

Log in to follow

1 Comment

Orgulho fazer parte desta rede que amplia exponencialmente o impacto dos envolvidos! Tamo junto Amaphiko, bora mudar o mundo!!!